DE OLHO NA CONCORRÊNCIA


A Coca-Cola sabe que a Pepsi é sua principal concorrente, mas a faixa de concorrentes reais e potenciais é, na realidade, muito mais ampla. É mais provável que uma empresa seja destruída por seus concorrentes emergentes ou por novas tecnologias do que pelos concorrentes atuais.
No caso da Coca-Cola, as grandes preocupações passaram a ser as "tubaínas", que hoje detêm 24% do mercado nacional de refrigerantes, e o crescimento do segmento de não-gasosos".
Cada empresa que compete em uma indústria possui uma estratégia competitiva. O conhecimento da concorrência ajuda o profissional de vendas a desenvolver estratégias capazes de enfrentar os concorrentes produzindo resultados excelentes.
A rivalidade entre os concorrentes pode se manifestar através de: batalhas de preço, de publicidade, etc.
O seu desempenho, como profissional de vendas, precisa ser comparado com o desempenho de seus maiores concorrentes. As grandes ameaças e principais dificuldades que se enfrenta hoje ao desenvolver atividades pertinentes ao negócio são decorrentes dos "movimentos" que seus concorrentes estão realizando na sua área de atuação.
Portanto, você necessita conhecê-los profundamente para poder combatê-los, caso contrário, sua única arma será "preço e desconto”.

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