NATO OU ADQUIRIDO?

   Lembra-se do tempo em que no colégio os professores de matemática detinham sua atenção às contas alegando que matemática era a mais importante das disciplinas, e que seria útil por toda sua vida? Era mentira! Marketing é a disciplina. O marketing é profissional, pessoal, ...é até passional. Depende da sua necessidade para aplicação.
   A verdade é que a utilização do marketing tem mais segmentos que BomBril e “com certeza” (para falar a linguagem do momento) é mais aplicado que a velha matemática.
   Talvez somente os marketeiros puxem tanto assim a sardinha pro lado do marketing. Mas é facilmente justificável. Ninguém cresce escutando que deve usar o marketing em sua vida ou terá vários problemas em seu dia a dia. Entretanto é o que se ouve da chata matemática. E taí mais uma a favor do marketing. O stress é bem diferente, o marketing não é chato, até porque ninguém aprende marketing porque tem que aprender; aprende-se marketing por paixão, já como utopia ou idealização profissional ou encontra-se naturalmente marketeiro.
   Um belo dia tudo está dando certo para você. Alguém diz: Isso é marketing! É o chamado marketing nato; pois é, ele nasceu com você. Quer dizer, você que era criativo, observador, visão holística, gostava de planejar nos detalhes, extremamente sensível e cheio de boa vontade, aplicou tudo isso em seu trabalho e deu certo. Mas achava que o mérito vinha de uma força divina que por merecimento a sorte conduzia seus negócios..., que papo furado. Sorte? Divindade? Nada disso. A sensibilidade alinhada a competência de fazer o possibilitava a usar de fatores estudados pela ciência do marketing. Lógico! Isso mesmo o marketing como ciência é pesquisado em geral nos cursos de pós-graduação e MBAs de todo o mundo. O marketing nato e o marketing oriundo de cursos funcionam do mesmo jeito. Todavia se considerarmos que apenas uma pessoa em um milhão nasce munida do marketing natural. Nunca dispense qualquer convite referente à área. Marketing nunca é demais, e, certamente faz mais falta em sua vida que a tabuada que você não decorou, até porque as maquininhas de calcular estão ai para te ajudar já no marketing a maquininhas  é a sua cabeça. Tem que craniar.

Cláudio Tomanini