O JEITO SIMPLES DE FALAR BEM EM PÚBLICO


Uma boa exposição é essencial em todos os níveis e há técnicas para ajudar o profissional a perder o medo.


Marisa Torres
Em todos os níveis profissionais não é rara a necessidade de uma exposição pública. Raro, mesmo, é o profissional que nessa situação consegue controlar a tenção, a taquicardia, a transpiração em excesso, tremedeira e a garganta seca. Fatores que o impedem de falar com clareza e sobriedade.
Por sorte, o professor Marcos Soares, da New Marketing, garante que "nenhum orador nasce feito". E há cursos que ajudam profissionais tímidos ou não a transformar o medo de falar em público em uma tensão produtiva, por meio de técnicas respiratórias, de descontração e de aumento da autoconfiança.
O curso da New Marketing é baseado em técnicas teatrais. "E dá dicas de como caminhar, controlar as mãos e organizar uma apresentação" observa Soares. O Programa de Marketing Profissional tem a duração de 24 horas para grupo de 20 pessoas. O gerente de Vendas da VDO do Brasil, Ricardo Santos Nogueira, fez um módulo do curso, para vencer a inibição. "Hoje a venda é muito técnica e é fácil se preparar", observa. "Mas na hora de fazer uma apresentação, é difícil se expressar bem”.Coincidência ou não, Ricardo, que é engenheiro mecânico, com MBA em marketing, obteve duas promoções após os cursos.
A diretoria dos Cursos do Instituto Vida Alves de Comunicação, Thaís Alves, diz que por meio desse tipo de treinamento a pessoa consegue "reavaliar a auto-estima, despertar a criatividade e conseqüentemente obter controle emocional imprescindível para uma apresentação". Os cursos do Instituto Vida Alves há 18 anos no mercado e 27 mil pessoas treinadas, oferecem seis programas com aulas de comunicação oral, corporal, motivação, atendimento ao cliente e ainda conceitos elementares para se Ter um domínio emocional. A carga horária máxima é de 24 horas e a mínima, de 2 horas.
O mestre em Ciências da Comunicação e professor de expressão verbal há 25 anos Reinaldo Polito criou uma série de dicas para orientar profissionais (ver tabela).

New Marketing Estratégias e Resultados de Mercado